type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Conectivo Nozes


GRUPO DE PESQUISA DRAMATURGIA DO CORPOESPAÇO 

O Grupo de Pesquisa Dramaturgia do CorpoEspaço  nasceu em 2010 como primeira ação do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia, que seria implantado em 2011. Em 2017 se transfere para Fortaleza, como nova composição e vínculo com os cursos de dança da Universidade Federal do Ceará.O grupo, iniciado pela Profa. Dra. Ana Carolina Mundim, com o nome inicial de "Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade", tem como foco de estudos o Corpoespaço e suas possibilidades técnico-criativas na dança contemporânea, especialmente na improvisação e na composição em tempo real. Neste contexto, foi premissa do grupo, desde seu início, a busca pelo diálogo com outras áreas de conhecimento, tais como arquitetura, teatro, música, fotografia, física, ampliando conceitos e práticas a partir da interdisciplinaridade. As contribuições teórico-práticas trazidas por seus integrantes com perspectivas tão distintas redimensionam as relações estabelecidas e criam uma rede de possibilidades híbridas nos processos e resultados obtidos por nossos estudos.
Entendemos a Dança como um ponto de encontro. Nossos encontros são permeados por discussões teóricas a partir da leitura de textos (livros e/ou artigos), por apreciação estética por meio de vídeos e por experimentações a partir de práticas corporais. As práticas percorrem o universo da dança contemporânea, tendo como base proposições de frases de movimentos e improvisações orientadas, jam sessions e jogos de percepção coletiva. A apreciação de vídeos ocorre para compartilhar referências que se aproximam do nosso campo de estudos, seja por meio de espetáculos, filmes, documentários ou entrevistas. As discussões teóricas tem sido baseadas na leitura de livros, previamente escolhidos pelo coletivo, que discorrem sobre a expressividade do corpo em cena, sobre aspectos do corpoespaço, sobre procedimentos técnico-criativos, improvisação, composição em tempo real e sobre metodologias de trabalho em dança. 
Durante o estudo dos livros, trazemos artigos e textos complementares sobre os assuntos, especialmente para nos aprofundarmos nos estudos dos conceitos que orientam a nossa pesquisa: dramaturgia; corpoespaço; improvisação em dança.


CONECTIVO NOZES

O Conectivo Nozes iniciou como um braço de extensão do grupo de pesquisa Dramaturgia do CorpoEspaço. O agrupamento artístico surgiu pela necessidade de realização e circulação de produções artísticas produzidas a partir do grupo de pesquisa, do desejo de proporcionar ações de compartilhamento (promover eventos, encontros, residências, oficinas, apresentações) e pela iniciativa de realizar práticas pedagógicas junto a escolas públicas. Além disso, o Conectivo também produz artigos acadêmicos, livros, documentários, entrevistas e a organização de materiais de pesquisa.
No início de 2012 o Conectivo realizou sua primeira publicação, intitulada: Anexo: cadernos de pesquisa e criação, que compartilha os cadernos de anotação dos envolvidos na pesquisa. Foram publicados os anexos I e II. No segundo semestre de 2012 publica o seu primeiro livro, denominado Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea, contendo artigos de alguns de seus integrantes que discorrem sobre os desdobramentos da pesquisa. Produziu o espetáculo Sobre pontos, retas e planos que circulou pelo estado de Minas Gerais e Ceará e na Argentina. E em 2017 o livro Abordagens sobre improvisação em dança, com edição bilíngue. Também foram publicados os documentários Interconexões poéticas e Encontros e Composições, este último sobre seu método de improvisação denominado Movíveis. O Conectivo Nozes também mantém o projeto Temporal - encontros de dança contemporânea e composição em tempo real, que inclui ações de residência, oficinas, palestras, bate papos, exposições, apresentações, jam sessions.
 Em Fortaleza o Conectivo foi tomando dimensões de um coletivo profissional e vem produzindo uma investigação artística sobre o corpo-festa desde o início de 2018.


MOVÍVEIS

O Grupo de Pesquisa Dramaturgia do CorpoEspaço organizou procedimentos de trabalho para experimentações práticas, denominados Movíveis. Os Movíveis se organizam a partir de três eixos: 1) estruturas de movimento (pontos, retas, círculos, espirais, alavancas); 2) recursos de jogo (coincidência, equivalência, bloqueio, pergunta no ouvido, ênfase); 3) comandos (para, repete, continua, rebobina, deleta). Os desdobramentos possíveis a partir de cada componente desses eixos provocam uma ampla gama de possibilidades técnico-criativas que, se minuciosamente estudados, estabelecem instrumentais que podem ser acionados em processos de improvisação ou em composições coreográficas pré-estabelecidas. Compreender como extrapolar estes estudos e redimensioná-los poeticamente só é possível se eles se tornam orgânicos pela produção de saber oriunda da pesquisa.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Proposições poéticas em tempo real


O Projeto Proposições Poéticas em Tempo Real visa a realização de residências artísticas que compartilhem os procedimentos de trabalho do grupo de pesquisa, denominados Movíveis.

A primeira edição do projeto ocorreu no ano de 2012 no C.A.S.A., em Belo Horizonte, com a participação dos artistas Tuca Pinheiro, Marise Dinis, Fabio Dornas, Maria Clara Lemos, Gabriela Christófaro e Cia Suspensa. A segunda edição ocorreu no ano de 2014 no Vila das Artes, em Fortaleza, com a participação de trinta inscritos.