type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

sábado, 24 de maio de 2014

Ações


O Conectivo Nozes tem realizado ações de intercâmbio com artistas profissionais do Brasil e do exterior, para sua atualização e compartilhamento artístico. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.

Em 2011 cidade de Uberlândia, o Conectivo promoveu, em parceria com o Curso de Graduação em Dança e o evento Olhares sobre o Corpo (promovido pelo grupo profissional local UaiqDança), a oficina Arquiteturas Dérmicas, com Maurício Leonard (arquiteto de Belo Horizonte) atrelada à realização de palestra e apresentação, com mesmo título; e a palestra Videoarte enquanto exercício criativo; o corpo enquadrado; o corpo midiático; o body-pixel. Um lugar a 24 frames, de Elinaldo Meira (artista visual, de São Paulo).

No ano de 2012, com a realização da primeira edição do Temporal, o grupo recebeu em Uberlândia as bailarinas Luciana Bortoletto e Líria Morays, para oficinas de improvisação.

No ano de 2013, com a realização da segunda edição do evento Temporal, o grupo recebeu em Uberlândia as bailarinas Lígia Tourinho e Mara Guerreiro para oficinas de improvisação. Além disso, promoveu uma ação artística com as bailarinas Mônica Infante e Cíntia Kunifas, que apresentaram o trabalho Corpo desconhecido. Ainda este ano, em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Dança e as estudantes Mariane Araújo e Nadia Yoshi promoveu a oficina de dança contemporânea com Khosro Adibi.

Em 2014 promoveu a oficina de contato improvisação com Ralf Jaroschinski. Também, a partir do projeto "O artista docente no ensino superior: discursos e práticas", promoveu mesa de debate, roda de conversa, residência artística e compartilhamento da residência, com a colaboração dos artistas docentes Susi Martinelli (IFB), Alexandre Ferreira (UFG) e Silvia Geraldi (UNICAMP).

Em agosto de 2014 o Conectivo Nozes participou do III Seminário DANÇA-TEATRO-EDUCAÇÃO: o corpo do corpo no corpo, realizado em Fortaleza (Ceara), pela UFC - Universidade Federal do Ceará; com a apresentação artística: Sobre pontos, retas e planos.  

Em novembro de 2014 participou de dois eventos na cidade de La Plata (Argentina): das Jornadas Pre-ECART 2015, organizada pelos coletivos: Grupo de Estudos sobre Corpo da Universidade Nacional de La Plata (GEC), Centro Interdisciplinar Corpo, Educação e Sociedade do Instituto de Investigações em Humanidades e Ciencias Sociais da Universidade Nacional de La Plata (CICES-IdIHCS-UNLP/CONICET), e a Rede Latinoamericana de Antropologia de e desde os Corpos; e do Festival de Dança Contemporânea DANZAFUERA.

As Jornadas Pre-ECART 2015 (preparatórias do ECART - IV Encontro Platense de Investigadores/as sobre Corpo nas Artes Cênicas e Performáticas) consistiram em um conjunto de atividades de intercambio artístico-acadêmico, que envolveram três equipes de trabalho: o Grupo de Estudos sobre Corpo da UNLP (Argentina), a Linha de Estudos Críticos das Corporeidades, das Sensibilidades e das Performatividades da Universidade Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), o Grupo de Pesquisa Dramaturgia do CorpoEspaço/Conectivo Nozes da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) e o Coletivo Teatro Dodecafônico de São Paulo (Brasil).

DANZAFUERA é um festival anual de dança contemporânea que se propõe a gerar diálogo entre a dança, os espaços urbanos e os habitantes da cidade. Nesse encontro de artistas o Conectivo Nozes participou com a apresentação artística: Sobre pontos, retas e planos.


Como parte do Projeto Corpo e(m) Movimento o Conectivo Nozes realizou três ações na Escola Estadual do Parque São Jorge: uma apresentação da obra Sobre pontos, retas e planos, uma Jam Session com os alunos do projeto, uma ação com toda a equipe de funcionários da escola (professores, merendeiras, funcionárias da limpeza, secretaria, supervisoras de ensino, diretora, zelador, etc).  

Ações de 2015:

No ano de 2015 o Conectivo Nozes inicia a pesquisa de elaboração de um novo trabalho artístico. Realiza o IV Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real e recebe como artistas convidados: Ricardo Neves (SP), Bruna Belinazzi (MG), Luciano Botelho (MG), Thalita Reis (MG). Em setembro o grupo é convidado para apresentar a obra Sobre pontos, retas e planos no Festival Universitário de Teatro e Dança Nau de Dionísio. Em outubro vai a Bogotá (Colombia) para apresentar o trabalho acima citado e oferecer uma oficina no II Encontro Latinoamericano de Investigadores sobre o Corpo e Corporalidades nas Culturas.

Temporal
Nau de Dionísio
Bogotá

0 comentários:

Postar um comentário